PorkWorld - O Mega Portal da Suinocultura Brasileira

Falar em Público: Especialista dá dicas para uma boa apresentação

Quarta-feira, 30 de Abril de 2014 às 17h42

Falar em Público:  Especialista dá dicas para uma boa apresentação

Nancy Campos

Falar em público dá frio na barriga de muitas pessoas. Timidez, nervosismo, receio de críticas e falta de domínio do conteúdo podem prejudicar o desempenho do profissional que precisa conduzir uma reunião, fazer uma apresentação ou participar de uma conferência.

“Alguns até não são muito tímidos e conhecem razoavelmente o assunto que apresentam, mas não sabem alinhar o raciocínio de forma lógica. Por isso, às vezes, passam a impressão de que não dominam o tema e sentem receio das críticas dos ouvintes”, afirma Reinaldo Polito, mestre em Ciência da Comunicação e professor de oratória.
Mas o segredo é praticar. Segundo o especialista, que já publicou 24 livros sobre o tema, algumas pessoas são estimuladas e aproveitam as oportunidades para falar em público ao longo da vida. “Errando ou acertando, vão aprimorando suas competências e desde jovens desenvolvem a habilidade de se comunicar”, diz.
Quando isso não ocorre, os profissionais que conquistam posições de maior exposição podem desenvolver esta habilidade por meio de cursos. “Quanto mais o profissional crescer na sua atividade, mais dependerá da qualidade da comunicação para ser bem-sucedido na carreira. A arte de falar pode e deve ser aprendida e aperfeiçoada o tempo todo”, diz Polito.
Veja sete recomendações básicas para ter sucesso diante da plateia:

1 – Seja natural. É preferível cometer erros técnicos de comunicação e se apresentar com naturalidade, a usar todas as técnicas com algum tipo de artificialismo.

2- Fale com emoção. Se não demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que apresentamos, não podemos pretender que os ouvintes se interessem.

3 – Tenha começo, meio e fim. Conquiste os ouvintes no início. Revele o assunto que irá apresentar. Esclareça qual o problema que deseja solucionar. Apresente a solução. Refute as possíveis objeções. Conclua pedindo que os ouvintes reflitam ou ajam de acordo com a mensagem ou a proposta. - Use bem a voz. Fale com volume adequado ao ambiente. Alterne o volume da voz e a velocidade da fala. Pronuncie bem as palavras.

5- Transmita a mensagem com vocabulário apropriado para cada tipo de público. Reserve os termos técnicos apenas para aqueles que conheçam a atividade profissional. Evite expressões vulgares.

6- Elimine vícios como “né? tá? ok?” no final das frases e “ããããã” ou “ééééé” nas pausas.

7- Cuide da boa linguagem. Conjugar verbos de forma correta e fazer bem as concordâncias demonstra boa formação e ajuda a conquistar credibilidade.

Fonte: endeavor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira