PorkWorld - O Mega Portal da Suinocultura Brasileira

IMPRINTING SENSORIAL E DESEMPENHO SUÍNO EM PAUTA NA PORKEXPO 2018

Bruno Silva, professor e pesquisador da UFMG, palestra no IX Congresso Internacional de Suinocultura sobre impressão sensorial e comportamento animal

Terça-feira, 10 de Julho de 2018 às 06h11

IMPRINTING SENSORIAL E DESEMPENHO SUÍNO EM PAUTA NA PORKEXPO 2018

O Comportamento animal é desenvolvido a partir da interação de influências genéticas e ambientais. Alguns comportamentos são mais influenciados por fatores genéticos do que comportamentais. Entretanto, existe toda uma gama de diferentes misturas de comportamentos inatos e aprendidos. E, partindo dessa premissa, Bruno Silva, professor e pesquisador da UFMG, levará até a PORKEXPO e IX Congresso Internacional de Suinocultura, que serão realizados em Foz do Iguaçu, de 26 a 27 de setembro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, a palestra: "Imprinting Sensorial: Criando vínculos para melhorar o desempenho do suíno".

O professor explica que muitos dos padrões comportamentais aprendidos são dependentes de mecanismos inatos. Pássaros precisam ouvir seus colegas adultos cantar, caso contrário seus padrões canoros se tornarão adulterados e irreconhecíveis para outros membros da espécie. “O mesmo acontece com um leitão que é dotado de mecanismos cerebrais para buscar alimento, mas ele deve aprender a usá-los com a porca. Diversos estudos usando diferentes técnicas neurobiológicas têm implicado a parte intermediária e medial de uma estrutura chamada hiperestriado ventral em ambos os lados do cérebro, como sendo uma das prováveis estruturas para o armazenamento da associação do imprinting”, salienta.

A presença de componentes voláteis em flavorizantes leva, segundo estudos, aproximadamente 18 horas para serem detectados no leite da porca. O processo de desmame é uma mudança de fase que pode causar um estresse, e levar ao impacto econômico na produção. De acordo com Bruno, quando o leitão é separado da mãe e misturado com outros leitões ocorre toda uma desestruturação social, ambiental, imunológica e alimentar. “Desta forma a criação de uma impressão sensorial, fornecendo um aditivo ou nutriente na ração da mãe, que é transmitido pelo leite ou via contato com a ração da porca, permitiria a criação no leitão de uma memória positiva”. O mesmo componente, se utilizado na ração dele na etapa seguinte, poderia ser associado com a maternidade, o que facilitaria e amenizaria o estresse e o momento de adaptação ao desmame.

Bruno Silva é zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em bioclimatologia animal pela UFV, doutor em bioclimatologia e nutrição de suínos pela UFV e pelo Institut National de la Recherche Agronomique – INRA (França) e pós-doutorado em Nutrição de suínos pela UFV. Foi pesquisador em nutrição de suínos no Institute for Pig Genetics – IPG (Holanda). Desde 2012 é professor e pesquisador em nutrição e produção de suínos, Adaptação Ambiental e Nutrição de Monogástricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É editor associado do periódico cientifico internacional Animal: An International Journal of Animal Bioscience; e editor associado da Revista Brasileira de Zootecnia. Desenvolve pesquisas nas áreas de exigências nutricionais e ambiência de suínos em regiões de clima tropical.

SOBRE A PORKEXPO:

A PORKEXPO nasceu em 2002 para se consolidar como o maior evento da suinocultura mundial, e tem como expositores empresas nacionais e internacionais que atuam diretamente na Suinocultura. Com um público altamente qualificado, o evento é uma ocasião única para empresas promoverem seus produtos e serviços. Também é uma oportunidade para empresas que buscam reforçar a sua marca e presença no mercado brasileiro e da América Latina.

Os participantes são fabricantes e fornecedores da Suinocultura nas seguintes áreas: Genética, Nutrição, Transportes e Logística, Saúde Animal, Serviços, Software para gerenciamento, Equipamentos, Armazenagem, Insumos, Sementes e Grãos, Produtos Veterinários, Inseminação Artificial e Equipamentos para laboratórios.

Entre as empresas que já confirmaram presença estão: Alltech, Yes, Microvet, Embrapa, Trouw Nutrition, Big Dutchman, ABCS, Maxsui, Usixtek, Vetoquinol, Mig-Plus, Boehringer Ingelheim, Vaccinar, Crystal Spring, De Heus, Vetanco, STA, Plasson, Suinorte, Avioeste, Dosatron, MS Shippers, Agrozootec, Poly Sell, NTC, Museu Suínos, Farenzena, ICC, Agromarau, ABPA, Choice Genetics, MSD, DB, Scrofa Tech, Equittec, Forluz, GX do Brasil, Camfil e muito mais.

Acompanhe todas as notícias sobre o evento com nossos parceiros de mídia: O Presente Rural, Safras&Mercado, Notícias Agrícolas, Revista Gestão e Negócios, La pagina del Cerdo 3tres3, Suino.com, Revista PORK e Revista AgroMulheres.

 

Mais informações:

www.porkexpo.com.br

porkexpo@safewayagro.com.br

+ 55 (19) 3305.2295

 

Fonte: Comunicação PORKEXPO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira