Esse peixe a parmegiana é muito fácil de fazer e fica delicioso demais! Aqui usei filé de tilápia, mas você pode usar o peixe que preferir. Esse peixe empanado com o fubá, aliás, nesse mix de farinhas com todos esses temperinhos já fica divino. Aí vem o molho de tomate e o queijo para deixar ainda mais delicioso. Parmegiana na frigideira, sem muito trabalho, como você pode ver, eu não passo o peixe no ovo batido, mas se você preferir pode fazer essa etapa. Para mim, não faz diferença, então vou da forma mais prática. Só garanto que essa receita de Tilápia a parmegiana vai conquistar a todos. Esse mix de farinhas também é perfeito para fazer frango frito, acrescente os temperinhos que desejar como: queijo parmesão, tomilho, páprica defumada ou fumaça em pó. É do seu gosto, a farinha só precisa ser sempre bem temperadinha para que o frango, ou peixe fique completamente saboroso.
Filé de Tilápia a Parmegiana de um jeito simples e prático: simplesmente uma DELÍCIA
Dificuldade: Muito fácil4
porçõesIngredientes
- TEMPERO DO PEIXE
400 gramas de filé de Tilápia;
Sal a gosto;
1 colher (sopa) de azeite;
1 dente de alho;
1 pitada de pimenta do reino:
Salsinha desidratada a gosto.
- FARINHA PARA EMPANAR
1 xícara de fubá;
1 xícara de farinha de trigo;
1 pitada de sal;
Salsa desidratada a gosto;
Orégano a gosto.
- MOLHO
1colher (sopa) de cebola;
1 dente de alho;
Manteiga, ou azeite a gosto;
2 sachês de molho de tomate;
1 xícara de água;
1 colher (sobremesa) de açúcar mascavo;
Orégano a gosto;
Sal a gosto.
- FINALIZAR
Queijo mussarela a gosto;
Orégano, ou manjericão fresco a gosto.
Modo de preparo
- Comece passando sal pelos filés de peixe. Faça uma pastinha com o azeite, o alho, a pitada de pimenta do reino e a salsinha desidratada, tomilho, ou a erva que gostar. Passe essa misturinha por todo o peixe. Cubra e reserve para marinar por pelo menos 20 minutos.
- Enquanto o peixe marina, prepare o molho. Na panela refogue bem o alho com a cebola e a manteiga, ou azeite. Após, junte o molho de tomate, o açúcar mascavo, ou o de sua preferência, a água, sal a gosto e o orégano. Misture tudo e deixe cozinhar por uns 20 minutos. Irá reduzir e ficar mais encorpado.
- Molho já cozinhando, prepare o mix de farinha para empanar o peixe. É só misturar bem todos os ingredientes numa vasilha e já pode empanar os filés de peixe. Passe cada filé na farinha dos dois lados para que fique bem empanado. O azeite que vai no tempero, ajuda a fazer com que a farinha fique “grudada” no peixe.
- Fique de olho no molho e já comece fritar o peixe. Numa frigideira coloque o óleo e deixe esquentar. Adicione os filés de peixe e deixe em fogo médio até dourar bem de um lado para poder virar para o outro. Peixe frito, retire do óleo e reserve num prato.
- Agora, vamos finalizar. Na mesma frigideira (sem o excesso de óleo da fritura), coloque uma camada de molho, a quantidade é a seu gosto. Arrume por cima os filés de peixe. Cubra com queijo mussarela, quantidade a gosto. Coloque mais um pouco de molho por cima do queijo. Cubra a frigideira, ligue o fogo e deixe só até o queijo derreter. Finalize com orégano fresco, ou manjericão. Fica divinoooo…
Vídeo da receita
Notas
- Adicione ao molho páprica defumada, se gostar;
- A farinha que sobrar, é só guardar em pote fechado na geladeira para quando for fritar peixe outa vez;
- Pode fazer só a metade do molho, faço a mais porque congelo o que sobra para quando precisar;
- Substitua a farinha de trigo por farinha de arroz, se preferir, ou, se for intolerante ao glúten;
- Se usar industrializados, vai uma sugestão: coloque meio cubo de caldo de bacon no molho.