Pudim de Tapioca com Coco e raspas de Limão Siciliano

2
6438

Esse pudim de tapioca com coco é uma sobremesa fácil e deliciosa. Ele tem uma textura característica da tapioca granulada, ou farinha de tapioca, como alguns conhecem, sem perder a cremosidade. Vale apena experimentar essa receita.

Pudim de Tapioca com Coco e raspas de Limão Siciliano

Receita por Emília BenícioCourse: sobremesas, receitas doces, pudimDifficulty: Fácil
Serve

10

porções
Tempo de preparo

35

minutos
Tempo de cozimento

1

hora 

20

minutos

Acompanhe o passo a passo desse pudim simples e delicioso

Ingredientes

Modo de preparo

  • Numa panela adicione o leite integral, o leite de coco e o açúcar. Misture e leve ao fogo para ferver.
  • No bolw, coloque a farinha de tapioca e o coco ralado. Com o leite já fervendo, adicione na mistura da farinha de tapioca com o coco. Misture bem. Ficará mesmo bem líquido, mas a tapioca granulada irá absorver bem os líquidos.
  • Após misturar tudo, cubra com um pano ou plástico filme e deixe hidratar por 30 minutos. Nesse tempo, misture ao menos duas vezes.
  • Enquanto a mistura descansa, vamos preparar a calda. Na fôrma mesmo coloque o açúcar e a água e misture com cuidado, para não espalhar açúcar nas laterais da fôrma. Leve ao fogo médio até caramelizar, não precisa ficar mexendo. Essa é a forma mais segura que acho pra calda não queimar.
  • Espalhe a calda por toda a fôrma e reserve.
  • Depois dos 30 minutos que a mistura da farinha de tapioca ficou descansando, vamos concluir a receita. No liquidificador bata por 2 minutos o leite condensado com os ovos. Passando esse tempo, adicione também no liquidificador a mistura de tapioca e bata o suficiente para misturar tudo. Se ficar muito pesado, bata em duas partes. Se você quiser o pudim com a textura mais da tapioca não precisa bater muito, mas se preferir que fique mais lisinho, bata a mistura por mais tempo.
  • Ao terminar de misturar tudo no liquidificador, junte as raspas de limão e coloque o pudim na fôrma caramelizada.
  • Coloque a fôrma num recipiente já com água fervente e leve ao forno preaquecido a 200 graus para assar no banho-maria. Aqui eu deixo por 1 hora e 20 minutos. Algumas vezes, pode assar em 1 hora, depende do forno. Após 1 hora de cozimento, ele estará como se ainda muito mole no centro, mas é assim mesmo e se fizer teste do palito, ele não sairá limpo. Não se preocupe, deixe no máximo esse tempo que falei e ao esfriar, ele estará perfeito.
  • Após o cozimento, deixe o pudim amornar para levar à geladeira. Depois de frio, desenforme. Para aproveitar o caramelo que fica grudado no fundo da fôrma é só colocar um pouquinho de água e levar ao fogo para ferver. Aproveite toda a caldinha.

Vídeo da receita

Notas

  • Se preferir, cubra a fôrma com papel alumínio antes de levar o pudim ao forno.
  • Usei o coco seco de pacotinho, mas pode ser o úmido ou fresco também.
  • Se os ovos que for usar forem bem grandes, coloque somente 3 unidades

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta