O baião de dois é um prato autêntico da culinária cearense. O termo baião, que deu origem ao nome do prato cearense, provém de uma dança típica do nordeste, o baião. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga. O prato baião de dois, trata-se de uma mistura de dois elementos básicos da culinária brasileira, apreciados e de fácil acesso, o arroz e o feijão, que são muito comum nas áreas rurais, como no Nordeste do Brasil. E como ingrediente principal, é frequente adicionar-se “queijo de coalho” ou Queijo Coalho Artesanal, ou Nata.
Baião de Dois nordestino bem simples: O VERDADEIRO Baião Cearense
6
porções20
minutosEssa é uma receita simples, deliciosa e com poucos ingredientes. Siga o passo a passo e experimente o nosso verdadeiro baião de dois.
Ingredientes
1 colher (sopa) de cebola picada;
Cebolinha e coentro a gosto;
1 pimenta de cheiro;
1 dente de alho;
1 pitada de pimenta do reino;
Sal a gosto;
1 colher (sopa) de banha de porco (ou, azeite, óleo de coco, manteiga de garrafa…);
2 xícaras de feijão de corda com o próprio caldo;
2 1/2 de água;
2 xícaras de arroz;
1 xícara de queijo coalho
Modo de preparo
- Antes de fazer o baião de dois, você já deve ter o feijão de corda cozido e temperado do seu jeito. Lembrando que pode usar até o feijão carioca, na falta do feijão de corda, não vai ficar igual, mas fica bom também. Você só não pode usar o feijão carioca muito mole, deixe-o mais firme.
- Doure a cebola com a gordura na panela, se você não usa o alho amassado com a pimenta do reino, então doure seu alho junto com a cebola, e depois, coloque a pimenta do reino. Adicione o feijão com o caldo na panela, a água, pimenta de cheiro, pimentão (se for usar), acerte o sal e espere ferver.
- Ao ferver, coloque o arroz. Por aqui uso sempre o arroz branco e costumo lavar o arroz um pouco antes, isso retira o amido e ele fica mais soltinho. Mas é uma questão de gosto. Coloque o cheiro verde, deixe no fogo médio até secar um pouco do caldo.
- Antes do caldo do baião secar completamente, acrescente o queijo coalho e cubra a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por no máximo 20 minutos.
- Desligue o fogo e deixe 5 minutinhos a panela tampada, depois finalize com cheiro verde e é só servir com o que você desejar.
- Sugiro que experimente o baião de dois com: carne de sol na manteiga de garrafa, mandioca frita na manteiga, carne de porco, linguiça, torresmo, frango ao molho, peixe frito…Enfim, ele é delicioso com tudooo. Para acompanhar carnes assadas, combina bem um vinagrete.
Vídeo da receita
Notas
- Experimente adicionar junto com o queijo 4 colheres (sopa) de Nata, é divino.